(Minha BMW roubada... se tivesse rastreador...)
*Este artigo foi produzido pela equipe Ituran Rastreadores, especialmente para o blog Motite.
Quem se diz apaixonado pelo universo das motocicletas sabe o quanto é importante cuidar da segurança do seu veículo de duas rodas. Aqui, a atenção não diz respeito apenas à limpeza e manutenção, mas também se aplica a cuidados na hora de trafegar e, até mesmo, estacionar.
Frequentemente desejada por ladrões e assaltantes, a moto é um veículo capaz de gerar custos dispendiosos quando se trata de seguros tradicionais. A solução foi buscar uma alternativa mais rentável, mas igualmente eficaz: o rastreador para motos.
Como funciona
Planejado especialmente para as motos, esse tipo de rastreador se adapta a todos os tipos de moto. Felizmente, as opções encontradas condizem com as necessidades e hábitos de uso do motociclista, assegurando a sua tranquilidade ao circular com a moto.
Entre os recursos utilizados neste rastreador, o grande destaque vai para o seu funcionamento via sistema de radiofrequência. Essa tecnologia, por sua vez, ganha pontos por ser imune à ação do chamado “jammer”: um aparelho com o poder de neutralizar os sinais emitidos pelo rastreador GPS/GPRS. Graças à radiofrequência, portanto, a frequência do rastreador não é interrompida, garantindo o pleno funcionamento do mecanismo de segurança.
(Vai ficar vacilando de esportiva na esquina???)
Instalação
Outras características atraentes do rastreador para motos são o seu tamanho reduzido e o fato do aparelho ser totalmente sem fios. A união desses detalhes torna possível que a sua instalação seja feita em lugares estratégicos do veículo, podendo se passar de modo quase imperceptível.
Além da camuflagem, o aparelho soma vantagens por não consumir a bateria da moto, já que possui uma bateria interna e independente, acoplada ao rastreador. O resultado é que após a instalação, a moto continua com sua fiação original e intacta.
E na prática?
Para compreender como funciona o rastreador para motos – na prática, usaremos de exemplo uma das opções do mercado de segurança veicular: a Ituran.
- Sua moto foi roubada. E agora? O primeiro passo é comunicar a Central de Controle e Operações do rastreador, imediatamente. Para isso, o cliente tem acesso a um número 0800 (ligação gratuita) para informar o roubo/furto à Ituran;
- Acionada a Central, a moto roubada passa a emitir sinais, a fim de ser rastreada. Esses sinais são captados por uma rede de antenas disponíveis em todo o território de cobertura do rastreador;
- Comunicado a Central de Controle e Operações, tem início o rastreio – em tempo real, da moto. O diferencial aqui é que o serviço de monitoramento está ativo 24 horas por dia, 365 dias por ano, funcionando de forma integrada com a Equipe de Pronta Resposta da Ituran;
- Rastreada a moto, entra em campo o time de recuperação. Para isso, são utilizados desde veículos terrestres, a helicópteros.
Em meio às possibilidades, a Ituran presta o atendimento completo de rastreamento e recuperação da moto, auxiliando também o usuário em casos de emergência. A opção, em suma, resulta em uma alternativa vantajosa para pilotos em diferentes regiões do Brasil, proporcionando mais segurança para a moto e quem a pilota.